O sistema educativo é um todo articulado em
ordem à concretização de uma finalidade comum, a de educar, sabendo que o que
se entende ou o que se espera da educação tem mudado ao longo dos tempos fruto
dos sistemas que envolvem o educativo.

O sistema educativo está estruturado em
parâmetros que o balizam e que são, por exemplo, a idade de ingresso, o tipo de
formação, o esquema de progressão, os modos e os momentos de avaliação, o
perfil exigido, o número de anos que o compõem, a organização do sistema, etc.
O
sistema educativo é o resultado da articulação entre os níveis político,
administrativo e técnico-pedagógico. Estão níveis/sistemas estão em constante
interação o que faz com que se influenciam e sejam influenciados, numa
tentativa constante e permanente de buscar um equilíbrio. Isto tem redundado em
tantas alterações que se assiste de forma mais notória no sistema educativo.
O sistema educativo que hoje temos em Portugal
vem na linha do que sucedeu com os sistemas educativos dos países desenvolvidos
e mais concretamente com o francês. É resultado do confronto de diferentes
grupos sociais com ideias diferentes sobre a educação. Surgiu no século XIX em
resposta à emergência do capitalismo e à necessidade de se formarem pessoas
para trabalharem numa sociedade em que o objetivo era gerar riqueza. Assim,
quanto mais escolarização, mais estudos, mais riqueza geraria e mais emprego e
melhor teria.
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