quarta-feira, 26 de novembro de 2014

UMA NOTA SOBRE O TERMO "SISTEMA EDUCATIVO"

O sistema educativo é um todo articulado em ordem à concretização de uma finalidade comum, a de educar, sabendo que o que se entende ou o que se espera da educação tem mudado ao longo dos tempos fruto dos sistemas que envolvem o educativo.
Note-se que se fala de sistema educativo – subentendendo-se que este educa e não apenas instrui (não se trata de sistema de formação nem só de ensino), tem, assim, preocupações que vão para além dos resultados e dos processos de aquisição de conhecimentos… a sua preocupação está na PESSOA. A educação tem tido ao longo do tempo sempre o mesmo objeto: o ser humano. A finalidade suprema também podemos dizer que tem sido mais ou menos a mesma: a descoberta do indivíduo e o encontro consigo mesmo. O que tem verdadeiramente mudado é o destinatário: outrora apenas crianças, hoje até os adultos vão à escola, pois há formação ao longo da vida!
O sistema educativo está estruturado em parâmetros que o balizam e que são, por exemplo, a idade de ingresso, o tipo de formação, o esquema de progressão, os modos e os momentos de avaliação, o perfil exigido, o número de anos que o compõem, a organização do sistema, etc.
 O sistema educativo é o resultado da articulação entre os níveis político, administrativo e técnico-pedagógico. Estão níveis/sistemas estão em constante interação o que faz com que se influenciam e sejam influenciados, numa tentativa constante e permanente de buscar um equilíbrio. Isto tem redundado em tantas alterações que se assiste de forma mais notória no sistema educativo.


O sistema educativo que hoje temos em Portugal vem na linha do que sucedeu com os sistemas educativos dos países desenvolvidos e mais concretamente com o francês. É resultado do confronto de diferentes grupos sociais com ideias diferentes sobre a educação. Surgiu no século XIX em resposta à emergência do capitalismo e à necessidade de se formarem pessoas para trabalharem numa sociedade em que o objetivo era gerar riqueza. Assim, quanto mais escolarização, mais estudos, mais riqueza geraria e mais emprego e melhor teria.

Sem comentários:

Enviar um comentário