quarta-feira, 26 de novembro de 2014

TIPOLOGIAS DE SISTEMAS EDUCATIVOS

O sistema educativo dependendo da articulação entre os seus vários níveis de decisão pode ir mudando e alterando os seus princípios organizadores e vetores.
Os vetores indicam o caminho a seguir. Resultam da análise de fatores estruturantes da sociedade. Os vetores podem ser: seletividade (definir as condições de acesso a um curso ou ciclo de estudos), homogeneidade (decidir sobre a homogeneidade e heterogeneidade) e a funcionalidade (as razões de ser do curso). Destes vetores resultam princípios como o da gratuitidade, da universalidade, da obrigatoriedade, da diferenciação, da utilidade, da flexibilidade, da adaptabilidade, etc.

Tipologias de modelos de sistema educativo:
Modelo escandinavo – domina o vetor da seletividade e o princípio da igualdade de oportunidade. Dar a todas as crianças no mais longo de tempo possível as mesmas oportunidades para se desenvolverem.

Modelo anglo-saxónico - domina o princípio da diferenciação e da flexibilização. Assenta em tutorias ensino individualizado, em “fases” e não em classes. O objetivo é o desenvolvimento da criança.

Modelo germânico – assenta no vetor da funcionalidade, do princípio da utilidade, da continuidade e da adaptabilidade. Aposta o mais cedo possível na escolha de vias profissionalizantes, desde cedo há a orientação da via a seguir. Pretende favorecer a entrada na via profissional e social do aluno. Há interação do sistema educativo com o económico.

Modelo latino-mediterrânico – valoriza o vetor da homogeneidade. Há um tronco comum para dar respostas sociais, assenta em normativos legais. Assenta no confronto entre princípio da generalidade e da especialização, dando mais ênfase a este último. Alimenta um conflito entre a sociedade empregadora e a sociedade em geral.

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